Web Statistics

domingo, 21 de dezembro de 2014

ENCONTRO POÉTICO: Samuel Freitas de Oliveira (Sá de Freitas (Brasil) & Eugénio de Sá (Portugal) & Regina Coeli (Brasil)

Arte de Sá de Freitas


















SENHORES ERUDITOS DA POESIA
 Samuel Freitas de Oliveira
Avaré-SP=Brasil


  
Do meu mundo pequeno, mas bonito,
Vejo o que só o poeta ver consegue,
Porque eu deixo a minha mente entregue
Á Terra, ao mar, à vida e ao Infinito.

Do meu espaço exíguo tudo fito
E a minha alma mais e mais se atreve,
A ditar tudo o que a minha mente escreve,
Dentro do meu saber  inda restrito.

Sábio não sou, nem tenho Doutorado,
Só um Diploma de Letras sem Mestrado,
Mas ponho muito amor nos meus escritos.

Sábios! Deixem-me em paz, pedir me atrevo,
Pois é aos simples, como eu, que escrevo,
E não para os senhores  ERUDITOS.






A REJEIÇÃO DO IMPERFEITO
Eugénio de Sá

 O teu saber e o meu, ambos restritos
 - Que do saber nos ecos não me fio -
Se d'iruditos está cheio o vazio
Quero que me encha a sede d'infinito! 

E assim, postulo a causa da poesia

- que ao douto não deve explicação -
Como valor maior d'exaltação
Que o espírito liberta, em empatia

Essa empatia que canta o amor

que solidária ampara cada dor
Esse encanto que vem do coração

Que os iruditos escrevem a eito

Aluciados em tornar perfeito
O que imperfeito é, pla rejeição!





SIMPLESMENTE
Regina Coeli
(respondendo ao poeta Samuel Freitas de Oliveira)

Aos doutos, os salões ou tribunais
Na verve que transpira fidalguia,
No púlpito ou tribuna que irradia
O saber de quem fala, e nada mais...

Aos poetas, o frescor dos madrigais
Talhados no sussurro que extasia;
No mar que faz espumas de poesia,
Flertando com estrelas virginais...

Penetrem o pulsar de um coração
E indaguem qual o tom do entendimento:
— rebuscado ou de fácil compreensão?...
  
Nas letras que sublimam o momento
Fazendo almas vibrarem de emoção,
É o teu soneto o próprio sentimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário