Web Statistics

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cartinha
























Amigo meu das noites e dos dias,
Escrevo-te estas mal traçadas linhas
Pra te levar umas notícias minhas
Colhidas num jardim de fantasias.

Vivo feliz em meio aos passarinhos
Que cantarolam meiga e ternamente
Belas canções, num afago displicente,
A flores murchas de hojes tão sozinhos.

Eu sinto as horas no bater das asas
Ágeis; e em destros bicos num profundo
Empenho de construir cada segundo,
Tecendo ninhos que serão suas casas.

Ah, meu amigo, há tanto a se aprender
Com esses seres, lindos e pequenos,
Que nos visitam em cantos tão amenos
E fazem até a dureza enternecer...

E no amanhã, libertos de senões,
Vão-se daqui para qualquer lugar.
Pra construir um novo e terno lar
Em novos e sedentos corações.

O meu olhar espicha e encontra as flores;
O flamboyant que sangra o azul do céu
Num quadro que o pintor plasmou de mel,
Para adoçar imensuráveis dores,

E o "boa noite", flor de singeleza,
Que se apresenta altivamente bela,
Ornando o parapeito da janela
De cor vivaz que vem da Natureza...

No bougainvíllea, em brácteas coloridas,
O rude espinho impõe sua presença
Pra defender a Vida; e que Ela vença
Também na rosa, em nuanças protegidas.

Meu bem-te-vi chegou, e muito bem;
Desperta, alegre, a nova passarada
Que se constrói, abrindo uma alvorada
Que se levanta e faz-me ver além...

O sabiá me toca fundo o peito
Ressoa triste em mim sua flauta doce;
Chama minh´alma como se ela fosse
A amada sabiá chamada ao leito...

Assim eu vivo, amigo, docemente,
Com tudo à minha volta, e pra que mais?
Encantos muitos, brisa, sol e paz,
E a lua branca surgindo calmamente...

Se quer saber, acaso, do meu bem,
Ele se foi, e ainda não voltou;
Quem sabe volte e veja o que deixou:
Este vazio imenso de ninguém...

Cartas de Alforria
Escritos de Regina Coeli

Um comentário:

  1. Olá Regina! Belíssimo este seu poema. Mais ainda por utilizar um registo que se tem vindo a perder com o tempo. Obrigado pela sua escrita cristalina e cheia de sentimento. Beijo luso.
    Manu

    ResponderExcluir